Não. A prática de Spam a partir da nossa rede, ou fazendo referência a nomes de domínios ou empresas aqui hospedados, é proibida pela Política de Uso CentralServer.
Para tanto, informamos nossos clientes sobre os efeitos indesejáveis desta prática e as sanções cabíveis nos Contratos de Prestação de Serviços da CentralServer. Veja a seguir mais informações sobre nossa Política Antispam.
O que é Spam?
No ambiente da internet, fazer Spam significa enviar uma mensagem para qualquer quantidade de usuários, sem primeiro obter a expressa e explícita autorização daqueles destinatários. Este procedimento visa, normalmente, a distribuição de propaganda, correntes e esquemas do tipo “ganhe dinheiro fácil”. Sua utilização é motivada pelo baixo custo para envio das mensagens eletrônicas.
Por que evitar o Spam?
A primeira vista, pode parecer inofensivo enviar algumas centenas, ou milhares, de mensagens de mala-direta para usuários da internet. Porém, quando analisamos a questão de modo mais amplo, observamos as diversas consequências indesejáveis deste procedimento:
- Geração um volume absurdo de mensagens cuja utilidade para os destinatários é duvidosa e cujo custo de distribuição é arcado pelos próprios destinatários e seus respectivos provedores;
- Acúmulo de um número excessivo de mensagens não autorizadas nas caixas-postais dos usuários que recebem Spam, resultando em dificuldade para recebimento das demais mensagens;
- Ocorrência de reclamações por parte dos usuários que recebem as mensagens desencadeando, muitas vezes, discussões prolongadas com os responsáveis pelo envio das mesmas.
Como evitar a prática de Spam?
Seguem algumas orientações importantes para evitar o recebimento de denúncias de Spam a aplicação de sanções administrativas contra seu domínio:
- Obtenha autorização individual, prévia e explícita dos destinatários antes de enviar mensagens de e-mail marketing (sistema “opt-in”). Esta autorização só não é exigida se sua empresa já mantiver um relacionamento comercial comprovado (documentado) com o destinatário (sistema “soft-opt-in”).
- Use meios diferenciados para obter a autorização para envio das mensagens, por exemplo: contato pessoal, telefônico ou formulários de cadastramento. Lembre-se de manter o registro destas autorizações (data, nome, forma de contato, local ou endereço IP, etc) para apresentar mediante eventuais reclamações. Para inscrições feitas via formulário eletrônico ou e-mail peça sempre a confirmação da inscrição.
- Nunca envie um primeiro e-mail pedindo se o destinatário tem interesse em receber novas divulgações pois isto também caracteriza o Spam.
- Nunca envie mensagens para listas de usuários com e-mails cadastrados por indicação ou adquiridos de terceiros. Existem diversas empresas vendendo este tipo de lista no mercado contendo, via de regra, e-mails obtidos sem o consentimento dos destinatários.
- Use um endereço de e-mail válido de seu domínio como remetente das mensagens enviadas.
- Use sempre um assunto relacionado ao conteúdo do e-mail e que seja de fácil identificação pelo destinatário.
- Envie as mensagens de e-mail marketing somente nos formatos HTML ou TXT e hospede todos componentes da mensagem, tais como imagens, áudios e vídeos em seu próprio domínio.
- Não envie arquivos anexos sem a autorização prévia e específica do destinatário para o tipo de arquivo em questão.
- Ao enviar mensagens de e-mail marketing, sempre inclua um link para permitir o descadastramento do destinatário (sistema “opt-out”). Além disso, inclua pelo menos mais um meio para recebimento das solicitações de descadastramento. Exemplo:
- Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com a(o) [nome do Remetente] através do endereço eletrônico: [destinatario@exemplo.com.br].
- Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento aqui. Se preferir, entre em contato através do(a) “telefone”, “e-mail”, “Fax”, “SMS”, carta ou “qualquer outra forma disponibilizada para descadastramento”.
- Trate as solicitações de descadastramento em até 2 (dois) dias úteis, apresentando feedback para o solicitante.
- Divulgue em seu website a “Política de Privacidade e de Uso de Dados” adotada com seus clientes e usuários, que deverá respeitar as Política de Uso e Antispam publicadas neste site.
- Saiba que não existem normas ou legislação oficial permitindo o envio de Spam, em quaisquer circunstâncias. Enviar Spam é considerado uma atitude antiética e indesejável na internet.
- Orientações para uso de formulários de envio de mensagens com link ou conteúdo de página web visitada:
- Envie somente o conteúdo o escolhido pelo visitante da página web;
- Use o endereço de e-mail do visitante responsável pelo envio da mensagem no campo remetente (De:/From:) ou inclua-o de forma clara e explícita no corpo da mensagem. Neste último caso, insira a sua identidade no campo remetente (De:/From:);
- Use o endereço de e-mail do destinatário da mensagem no campo destinatário (Para:/To:);
- Considere que o processo de envio de mensagens pelo visitante para um destinatário de seu relacionamento não gera relacionamento (“soft-opt-in”) entre a sua empresa e este destinatário e não o autoriza a enviar qualquer mensagem subsequente a esse destinatário.
- Orientações para envio de e-mail marketing por solicitação de empresas coligadas ou parceiras:
- Faça com que o responsável pela base de destinatários da empresa coligada ou parceira disponibilize um mecanismo de adesão “opt-in” para obter permissão para enviar campanhas de “E-mail Marketing de Parceiros”;
- Use no campo remetente (De:/From:) um endereço de e-mail válido e pertencente à pessoa física ou jurídica com a qual o destinatário mantém relacionamento;
- Forneça ao destinatário, além do mecanismo “opt-out”, duas outras alternativas para o descadastramento de envio de parceiros, uma para exclusão de envio de e-mail marketing com o conteúdo daquele parceiro em particular, cuja identificação deve estar clara, e outra para exclusão de envio de e-mail marketing de todas as parceiras do remetente.
Como combatemos o Spam?
A prática de Spam a partir da nossa rede, ou fazendo referência a nomes de domínios ou empresas aqui hospedados, é proibida por nossa Política de Uso. Para tanto, informamos nossos clientes sobre os efeitos indesejáveis desta prática e as sanções cabíveis em nosso Contrato de Prestação de Serviços.
Além disso, mantemos em nossos servidores de mail filtros que impedem o recebimento de mensagens enviadas por servidores listados em serviços como Spamhaus e Barracuda Central, entre outros, além de uma lista de bloqueio própria.
Para fazer reclamações sobre o recebimento de Spam, envie um e-mail para o Atendimento CentralServer incluindo, em anexo, a mensagem de Spam recebida. Ao sermos informados sobre incidentes deste tipo, podemos bloquear o domínio, o servidor ou a rede de origem do Spam com ou sem a notificação prévia do responsável pelo envio da mensagem.
AVISO LEGAL: Os procedimentos descritos neste documento devem ser executados de acordo com o contexto de cada sistema, de forma a evitar impactos negativos à segurança, disponibilidade, integridade e privacidade de dados. A CentralServer se reserva o direito de modificar a qualquer tempo e sem aviso prévio as informações aqui apresentadas a fim de refletir o lançamento de novos serviços, atualizações físicas e operacionais, e evolução do estado-da-arte da tecnologia.