Neste documento irá entender como funciona a estrutura para envios de e-mail.
Todo sistema de envio de e-mails (serviço SMTP) é baseado em filas de mensagens que são remetidas sequencialmente para a internet. Cada mensagem enviada pelos usuários do sistema vai para o fim de uma das filas e aguarda o momento de ser transmitida para o(s) destinatário(s).
Além do trâmite pelas filas locais, o envio da mensagem está sujeito a uma cota de transmissões simultâneas imposta pelo provedor do destinatário (ex. Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail, etc.). Esta medida visa evitar que um só remetente sobrecarregue ou mesmo tire o serviço SMTP do ar. Quando a cota de envio de mensagens é atingida, o provedor remoto passa a rejeitar temporariamente as mensagens, que são mantidas por mais tempo na fila do sistema CentralServer, aguardando uma nova tentativa de envio.
Para evitar atrasos na entrega das mensagens, é fundamental que as filas do sistema e-mail operem com baixo volume. Isto requer o dimensionamento adequado da nossa estrutura e a definição de limites de uso. Com este objetivo, criamos os seguintes canais para uso do serviço SMTP:
1. Serviço SMTP compartilhado para usuários: usado para o envio de mensagens via programas de e-mail, como: Outlook Express, Outlook, Thunderbird e o webmail do domínio. Permite que cada domínio acumule no máximo 100 destinatários simultâneos na fila do sistema.
2. Serviço SMTP compartilhado para web sites: centraliza o envio de e-mails disparados pelos web sites, ex.: formulários de contato ou scripts de mala direta. Permite que cada domínio acumule no máximo 100 destinatários simultâneos na fila do sistema. No caso de envio por scripts, a taxa de transmissão deve ser regulada no programa e não pode ultrapassar 10 mensagens a cada 12 segundos.
3. Serviço SMTP dedicado: dimensionado para necessidades específicas, pode ter limites mais amplos definidos em conjunto com o cliente.
Os canais “1” e “2” acima são considerados críticos e devem permitir a entrega de mensagens em questão de segundos. E-mails que excedam os limites de uso destes serviços são removidos da fila e o responsável pelo domínio é notificado.
Os diagramas a seguir descrevem o funcionamento do sistema para envio de e-mails.
Diagrama 1:
Diagrama 2:
AVISO LEGAL: Os procedimentos descritos neste documento devem ser executados de acordo com o contexto de cada sistema, de forma a evitar impactos negativos à segurança, disponibilidade, integridade e privacidade de dados. A CentralServer se reserva o direito de modificar a qualquer tempo e sem aviso prévio as informações aqui apresentadas a fim de refletir o lançamento de novos serviços, atualizações físicas e operacionais, e evolução do estado-da-arte da tecnologia.